segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Dismorfia Corporal
prevejo que este post será um tanto ou quanto controverso, porque será interpretado de várias maneiras, até ser compreendido como o assunto bastante sério e grave que é.

Até hoje, nunca tinha ouvido falar em Dismorfia Corporal, e acreditem que é um assunto ao qual eu dedicarei algum tempo, porque me suscita bastante interesse e quero perceber certas coisas.
Estava no meu zapping, pelos triliões de canais que tenho, mas que raramente vejo, até me ter deparado por algo que me despertou a curiosidade.
O programa estava intitulado como COMPLETE OBSESSION , e inicialmente até pensei 'mais um programa de dietas radicais'', até ter compreendido o que realmente se passava...
Era um documentário sobre um Senhor, actualmente com 53 anos de idade, culto, que queria amputar a perna direita, por cima do Joelho.
Inicialmente pensei, ''mais um louco a querer os 15 minutos de fama'', até que o seu discurso, perfeitamente plausível e eloquente me fizeram perceber que se tratava de uma doença!
A Dismorfia Corporal trata-se de sentirmos algo que não nos pertence, para este senhor, apesar de sentir, ter, usar a perna direita, ele achava que ela não pertencia ao seu corpo, que o seu corpo era deformado, que era desequilibrado, com aquela perna, apesar de perceber e compreender que era uma loucura , amputar um membro, perfeitamente saudável. Apesar de ele olhar para as pessoas e achar normal, todos terem 2 pernas, ele apenas achava que ele não devia ter aquela perna!
A primeira vez que sentiu que a sua perna estava a mais, foi aos 4 anos, e a partir dos 13 anos, começou a interessar-se pelo seu secreto desejo, e percorreu todos os especialistas possíveis, desde psicólogos , psiquiatras, pediatras, padres, ortopedistas, etc. , inicialmente disseram que tudo passaria com a idade, até ele ter chegado aos 45 anos e ter percebido que não iria passar.
Aprofundou as suas pesquisas, formou-se em psiquiatria, pensando que conseguiria compreender o seu problema, mas tudo em vão!
Tudo isto levou-me a alargar todo este conceito, até compreender o que se passava...
há mulheres (e homens) que fazem lipoesculturas , mamoplastias , liftings, rinoplastias , colocam implantes, fazem dietas, porque não se sentem bem com o seu corpo!
Indo um pouco mais longe, os transexuais, mudam completamente o seu corpo e por fim, o seu sexo.
São procedimentos que, aos poucos e poucos, se vão tornando comuns e aceites pela nossa sociedade.
Então e estas pessoas?
Pessoas que acham que uma perna, um braço, uma mão, um pé, elas sentem que aquilo simplesmente não lhes pertence!
Deverão poder fazer as amputações?
O único hospital no Mundo que as fazia, era no Reino Unido, e com toda a sua polémica, preferiu para com os procedimentos, apesar de só ter efectuado duas amputações.
Neste momento, as pessoas que padecem deste síndrome, bastante complexo e polémico, porque ainda não é conhecido, nem está muito desenvolvido, restam-lhe 4 hipóteses , ou se atiram por baixo de um carro, de um comboio, ou dão um tiro de caçadeira, ou simplesmente tentam viver com o membro 'que têm a mais'.
Isto porque ainda não apareceu ''médicos especializados não credenciados '' a fazer amputações em ''vãos de escadas'' como aparecerem cirurgiões plásticos e parteiras...

(às vezes também falo de coisas sérias...)

BJ

Nenhum comentário: